Em 16 de junho de 2011, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Prof.ª Zélia Costa da Cunha, dentro das atividades do projeto "Trilhas do Saber" de autoria do professor Mário Fernandes Sobrinho, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre história, arte e cultura seridoense visitando o Sítio Arqueológico Xique-Xique e o Castelo Di Bivar localizados no município de Carnaúba dos Dantas-RN.O patrimônio arqueológico presente em Carnaúba retrata cenas do cotidiano de nossos antepassados com imagens de dança, sexo, luta e caça representados na pedra e datados entre aproximadamente 2 a 9 mil anos.
A paisagem rica em espécies vegetais da região e com rica flora é outro diferencial a ser contemplado aos que visitam as trilhas antes frequentadas pelos primeiros habitantes de nossa região.
As belezas naturais são muito atraentes, pois a região possui formações rochosas irregulares, destacando-se o Monte do Galo e a construção do Castelo Bivar.
A cidade revela desde sua entrada as suas atividades econcômicas como a fabricação de telhas (cerâmica), turismo e comércio. Após uma receptividade inicial, fomos apresentados ao guia local Dean Carvalho, conhecedor da história e do ambiente natural que desejávamos contemplar junto aos alunos.

Visitamos o Sítio Xique-Xique I, devido os demais estarem com seus caminhos repletos de maribondos, impossibilitando o acesso aos mesmos. Em seguida, conversamos com moradores da região cuja descendência portuguesa se revelava pelos olhos de um azul cristalino como os do Senhor Dedé que nos acolheu tão bem em sua residência, parada obrigatória a todos os turistas. Em sua residência se encontra um painel com fotos dos projetos do IPHAN (engenheiros e técnicos) e o livro de assinaturas dos visitantes.
Partindo para o Castelo Di Bivar, pudemos contemplar a beleza que nasceu de um sonho. Sonho
de seu proprietário José Ronilson Dantas que o construiu em 1984 sob inspiração do filme El Cid.Em estilo medieval, o Castelo Bivar é uma imitação da arquitetura renascentista francesa e tornou-se uma das atrações turísticas do Seridó, sendo cenário de um filme nacional baseado na obra do escritor caicoense Ney Leandro de Castro.
A aula foi muito proveitosa e nos trouxe um novo olhar sobre as riquezas da região que fazemos parte, com suas belezas naturais, culturais e primordialmente humanas.
Que novos aprendizados se consolidem, resguardados na memória e não facilmente apagados pelo tempo, assim como as pinturas rupestres presentes nas pedras da linda cidade de Carnaúba dos Dantas no nosso Rio Grande do Norte.
Imagens da aula:
















0 comentários
Postar um comentário