A maioria dos alunos não conhecia a capital do estado com toda a sua riqueza histórica e natural em meio às belas praias. Saímos de Jardim, ainda de madrugada, movidos por um misto de sono, frio, curiosidade e animação para Natal.
A viagem foi muito proveitosa e rica em aprendizagem. Iniciamos os estudos passando por São Gonçalo do Amarante (RN) para conhecermos o local onde ocorreu o massacre de Uruaçu e Cunhaú.
Na visitação ao Aquário, conhecemos espécies animais diversas como tartaruga marinha, macacos, jacarés, pinguins, tubarões lixa, jabutis, diferentes espécies de cobras e de peixes, além de outros seres aquáticos. Os alunos assistiram uma palestra com biológos sobre ecologia e preservação ambiental. Merecem destaque também, a arquitetura da Ponte Newton Navarro e dos grandes arranha-céus.
A ida ao Forte dos Reis Magos proporcionou um novo olhar sobre o passado de nossa gente, surgimento e povoação do nosso Estado. Foi o marco inicial da cidade - fundada em 25 de Dezembro de 1599, no lado direito da barra do rio potengi.
A planta do novo forte, traçada em 1597 é atribuída ao padre jesuíta Gaspar de Samperes (ou Gonçalves de Samperes) e suas obras ficaram a cargo de seu primeiro comandante, Jerônimo de Albuquerque Maranhão (1548-1618).
Na entrada, encontramos o Marco de Touros, símbolo maior do domínio português.
Esperamos que as aulas sobre História, meio ambiente, arte, cultura, geografia e tantas outras disciplinas estudadas nos locais visitados, tenham sido significativas para todos, despertando o gosto em conhecer e aprender coisas novas todos os dias.
0 comentários
Postar um comentário